JUSTIFICATIVA
O
“Livro
de Receitas e Memórias” faz parte do
conjunto de ações do Programa “Viva Itália/SP”,
e possibilita o desenvolvimento de práticas
pedagógicas
com foco na pesquisa e entendimento do
valor da história oral.
OBJETIVOS
- Conhecer a história da imigração italiana e sua influência no Brasil;
- Entender
a importância do
registro da memória,
na construção e fortalecimento da identidade e cultura de um povo;
- Desenvolver no aluno habilidades e atitudes adequadas a entrevista;
- Criar roteiro de entrevista para o registro
da memória;
- Contribuir para o desenvolvimento do hábito de leitura, a compreensão de receitas e a transposição para a prática;
- Divulgar as produções dos alunos da escola
pública
paulista no “Livro de Receitas e Memórias”- versão virtual dentro do Programa “Viva Itália/SP 2012”
PARTICIPANTES: Por adesão da
escola, alunos do Ensino
Fundamental II e Ensino Médio Regular
ou Educação de Jovens e Adultos, regularmente matriculados nas escolas da rede pública estadual de São Paulo.
CATEGORIA :“História oral”
TEMA :Livro de receitas e memórias
DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: Os
alunos e
professor inscritos para a produção do “LIVRO
DE RECEITAS E MEMÓRIAS”, deverão inicialmente,
conhecer todos os
subsídios e sugestões de trabalho sobre o tema,
- Formar na escola
um ou mais grupos de 5
(cinco) alunos para o
desenvolvimento da proposta.
- Pesquisar sobre a imigração
italiana no Brasil,
a formação
das colônias nas
fazendas de café, vilas operárias e sua influência na cultura brasileira.
- Levantar no Bairro e na comunidade a presença de imigrantes italianos ou descendentes que possam participar das ações na escola.
- Elaborar um roteiro de entrevistas que contemple a história das receitas da família, de acordo com as orientações sobre
memória oral.
- Determinar critérios éticos e atitudes adequadas durante as entrevistas.
- Registrar as entrevistas em diferentes mídias e fazer a
transcrição e textualização das mesmas.
- Executar algumas receitas escolhidas pelo grupo.
- Escolher duas receitas, fazer a textualização e revisão gramatical.
- Seguir os critérios de apresentação para participar do processo seletivo.
0 comentários:
Postar um comentário